Buscar
  • INCT Nanocarbono

Tratamento inovador baseado em nanocorpos para o combate à Covid-19




Nanocorpos são seres vivos microscópicos do tamanho de um nanômetro, o equivalente à bilionésima parte de um metro. "A realização deste projeto translacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação permitirá a produção de anticorpos candidatos para a imediata realização de ensaios clínicos durante a pandemia de Covid-19, tanto para tratamento quanto para profilaxia", explica Rui Seabra Ferreira Junior, coordenador da equipe e professor e pesquisador do Cevap-Unesp.

Os nanocorpos serão produzidos em camelídeos (camelos, lhamas, alpacas, vicunhas e guanacos) que, ao serem desafiados pelo novo coronavírus, fabricam anticorpos de baixa massa molecular, mas com elevada capacidade neutralizante. Estas características permitem que a porção de interesse seja copiada para produção escalonável em laboratório.

Segundo o coordenador da equipe, os ensaios pré-clínicos visando à preparação de protótipos candidatos serão realizados já no primeiro ano do projeto e os ensaios clínicos de segurança e de ajuste de dose ocorrerão no segundo ano da pesquisa.

Veja a materia completa no seguinte link:

https://www.jcnet.com.br/noticias/regional/2020/04/722264-unesp-lidera-desenvolvimento-de-nanocorpos-contra-covid.html


Enviada por Profa. Dra. Solange Binotto Fagan (INCT Nanocarbono/ PPG Nanociências/ UFN)

Carlos Cava

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina - PR


Curadoria de Conteúdo: Dra. Laura Geracitano (INCT Nanocarbono/UFN) e Profa. Dra. Solange Binotto Fagan (INCT Nanocarbono/ PPG Nanociências/ UFN)



13 visualizações

APOIO FINANCEIRO

+55 (31) 3409-5633

Departamento de Física

Instituto de Ciências Exatas

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Av. Antônio Carlos, 6627 CEP 31270-901 Belo Horizonte Minas Gerais – Brasil

©2019 por InctNanocarbono