Um grupo de pesquisadores da UTFPR, UEM, UFSCar e USP está trabalhando no desenvolvimento de máscaras para retenção de vírus presentes no ar a partir de nanofibras biodegradáveis à base de acetato de celulose. Este filme nanoestruturado poderá substituir o filtro de troca em máscaras para proteção respiratória. Embora existam uma ampla diversidade de máscaras utilizadas para proteção individual, poucas são realmente capazes de reter organismos como os vírus presentes no ar, visto que estes possuem diâmetros que variam de 20 a 400 nm (ADELBERG; JAWETZ; MELNICK, 1998). Assim, este projeto visa desenvolver um protótipo de uma máscara respiratória, utilizando como filtro nanofibras à base de acetato de celulose obtidas pela técnica de eletrofiação. Será também avaliada sua produção em escala semi- indústrial, além da realização de testes que visam uma certificação para o futuro uso destas, principalmente pelos profissionais de saúde que estão expostos rotineiramente a uma série de microorganismos, dentre eles o coronavírus 2019. O projeto, coordenado pela Profa Leila Droprinchinski Martins conta com o financiamento da UTFPR por meio da chamada 06/2020 – PROREC / PROPPG - TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA PARA O COMBATE AO COVID-19. O desenvolvimento das nanofibras tem contado com as parcerias dos seguintes grupos de pesquisa.
- Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos – GMPC da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenado pelo
Professor Dr. Edvani Curti Muniz.
- Laboratório de Nanomateriais Aplicados da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Londrina, coordenado
pelo Professor Dr. Carlos E. Cava.
- Laboratório de Controle Ambiental do Departamento de
Engenharia Química na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pela Professora Dra. Monica L. Aguiar.
- Laboratório de Análise dos Processos Atmosféricos – LAPAt da Universidade se São Paulo (USP), coordenado pela Professora Dra. Maria de Fátima Andrade.
Referências:
ADELBERG, E.; JAWETZ, E.; MELNICK, J. L. Microbiologia medica. 2nd. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
Enviada por Profa. Dra. Solange Binotto Fagan (INCT Nanocarbono/ PPG Nanociências/ UFN)
Carlos Cava
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina - PR
Curadoria de Conteúdo: Dra. Laura Geracitano (INCT Nanocarbono/UFN) e Profa. Dra. Solange Binotto Fagan (INCT Nanocarbono/ PPG Nanociências/ UFN)
Comments