Buscar
  • INCT Nanocarbono

Pesquisadores da UTFPR desenvolvem Máscara Respiratória a partir de Nanofibras Biodegradáveis




O protótipo de máscara respiratória idealizado a partir do projeto “Desenvolvimento de máscara para retenção de vírus presentes no ar a partir de nanofibras biodegradáveis à base de acetato de celulose”, contemplado na chamada do edital nº 06/2020 (PROREC / PROPPG – UTFPR – Transferência tecnológica para o combate ao Covid-19), no mês de abril deste ano, acaba de ficar pronto.

Máscaras tipo cirúrgica foram confeccionadas pelo processo de prensagem térmica, com 3 camadas utilizado como meio filtrante as nanofibras biodegradáveis que também tem como diferencial um potencial efeito biocida. Amostras do material das máscaras (TNT hospitalar+nanofibras+TNT hospitalar) ainda estão sendo testados no laboratório de têxteis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT – SP) para verificação de atendimento de respirabilidade de acordo com a NBR 15052. A tecnologia oriunda deste projeto está disponível para transferência e produção em escala industrial.

Em linhas gerais, a ideia é produzir máscaras quase 100% biodegradáveis, eficientes, de baixo custo e de materiais extraídos de fontes renováveis, por meio da utilização de resíduos de processo industrial à de base de acetato de celulose como matéria-prima para obtenção das nanofibras (meio filtrante), e de material biodegradável de origem natural para as outras camadas. A implementação deste viés do projeto, ficará por conta, especialmente, dos pesquisadores Dra. Daniela S. de Almeida (DEQ/UFSCar), Dr. Fábio A.P. Scacchetti (UTFPR Apucarana) e Dra. Leila D. Martins (UTFPR Londrina).

Mais informações com a Profa. Leila pelo e-mail leilamartins@utfpr.edu.br.

Fonte: https://www.paiquere.com.br/pesquisadores-da-utfpr-desenvolvem-prototipo-de-mascara-respiratoria-a-partir-de-nanofibras-biodegradaveis/

6 visualizações

APOIO FINANCEIRO

+55 (31) 3409-5633

Departamento de Física

Instituto de Ciências Exatas

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Av. Antônio Carlos, 6627 CEP 31270-901 Belo Horizonte Minas Gerais – Brasil

©2019 por InctNanocarbono