Buscar
  • INCT Nanocarbono

Avanços da nanotecnologia no combate ao COVID-19

Atualizado: Abr 21

A Statnano é uma página web que cobre os mais recentes avanços da nanotecnologia no combate ao COVID-19.

https://statnano.com/nanotechnology-in-battle-against-coronavirus



 Atualmente, não há tratamento antiviral específico disponível para COVID-19, mas uma ampla gama de agentes farmacêuticos está sendo investigada. Enquanto isso, entre os vários campos da ciência e da tecnologia, a nanotecnologia tem um grande potencial para ser de enorme ajuda na prevenção, diagnóstico e tratamento do COVID-19.

No estágio de prevenção, os respiradores faciais baseados em nanofibras, juntamente com os desinfetantes antimicrobianos e antivirais altamente eficazes, habilitados para nanotecnologia, foram os primeiros meios de proteção pessoal que podem impedir a propagação do vírus; além disso, uma extensa pesquisa está em andamento para desenvolver uma vacina para o COVID-19 com base em diferentes nanomateriais. No diagnóstico, a nanotecnologia mostrou uma promessa considerável no projeto de sensores para o desenvolvimento de testes COVID-19 de resposta rápida. Por fim, mas não menos importante, na fase de tratamento, as nanomedicina estão no centro das atenções de muitos pesquisadores, alguns dos quais estão sendo estudados atualmente em ensaios clínicos. Portanto, a nanotecnonologia esta assumindo sua responsabilidade social para enfrentar a emergência global de saúde em andamento.

Destaques

1) A Janssen AdVac Technology é uma tecnologia baseada no vetor adenovírus que pode ser usada em conjunto com a tecnologia PER.C6 para desenvolver vacinas recombinantes contra doenças infecciosas com risco de vida.

2) O grafeno induzido por laser que pode conduzir carga elétrica para matar os microrganismos presos no filtro de máscara é eficaz para bloquear 99% das partículas acima de 0,3 micrômetros e 80% das partículas menores.

3) A pesquisa em nanomedicina sobre o papel da cloroquina na captação de nanopartículas nas células mostrou-se promissora no desenvolvimento de um tratamento eficaz para # COVID_19.

4) Máscaras faciais de nanofibra e respiradores enriquecidos com óxido de cobre acelerado não apenas interceptam mecanicamente vírus e bactérias, mas também os matam ativamente.

5) Um consórcio de parceiros internacionais está trabalhando para desenvolver um protótipo funcional para um teste de resposta rápida, lateral_flow, com deteção de antígeno, para COVID-19.


Enviada por: Dra. Laura Geracitano (INCT Nanocarbono)

Curadoria de Conteúdo: Dra. Laura Geracitano (INCT Nanocarbono/UFN) e Profa. Dra. Solange Binotto Fagan (INCT Nanocarbono/ PPG Nanociências/ UFN)

27 visualizações

APOIO FINANCEIRO

+55 (31) 3409-5633

Departamento de Física

Instituto de Ciências Exatas

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Av. Antônio Carlos, 6627 CEP 31270-901 Belo Horizonte Minas Gerais – Brasil

©2019 por InctNanocarbono