Grupo Nano / Universidade Federal de Ouro Preto - https://nano.ufop.br/
Laboratório de Espectroscopia Raman
Contamos com um sistema SMS (Standard Microscope Spectroscopy) da empresa HORIBA, que permite a realização de caracterização óptica por espectroscopia Raman e fotoluminescência. O sistema opera com um laser de comprimento de onda 514 nm e também com um estágio XY automatizado, que permite a realização de mapeamento Raman.
Laboratório de Microscopia
O laboratório está equipado com um microscópio óptico metalográfico com CCD e infraestrutura para preparação de amostras. Entre os demais equipamentos, destacam-se: ultrassom de banho Elma SH10, ultrassom de sonda Sonics Vibra Cell VCX 500, misturador de alto cisalhamento Silverson L5M-A, capela, estufa e centrífuga. Os pesquisadores vinculados ao laboratório têm acesso a um SPM PARK XE-7, localizado no Nanolab da Escola de Minas da universidade. Essa estrutura permite a preparação de amostras variadas, com foco em nanomateriais produzidos por esfoliação mecânica e em fase líquida, filmes orgânicos finos alto-construídos, dispersão de nanomateriais, entre outros. A caracterização atualmente possível inclui mapeamento por microscopia óptica e caracterização topográfica por microscopia de força atômica, conjuntamente com análise qualitativa de propriedades elétricas por microscopia de força elétrica.
Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (SCNano)
O laboratório possui infraestrutura para a síntese e processamento de nanomateriais, incluindo 2 fornos tubulares com controle de temperatura (até 1200oC) e MFCs para controle do fluxo de gases dedicados à síntese de nanomateriais 2D e limpeza térmica de amostras, capela de exaustão, eletrômetro Keithley 2400 para caracterização elétrica automatizada de nanomateriais, microscópio óptico invertido, chapa aquecedora, aerógrafos para deposição de nanomateriais por spray coating, vidrarias e dessecadores.
Laboratório Simulação
Operamos um cluster Beowulf equipado com um sistema de filas OpenPBS e sistema operacional CentOS. O cluster consiste em aproximadamente 40 nós computacionais de diferentes potências (~456 núcleos), variando de máquinas com 4 núcleos a aquelas com 128 núcleos. Essa infraestrutura nos permite realizar simulações em larga escala e cálculos complexos de forma eficiente, atendendo às avançadas necessidades computacionais de nossos diversos projetos de pesquisa. Nossa infraestrutura inclui dois racks APC 42U e uma estante para máquinas desktop. Dispomos de 8 nobreaks de 3 KVAs e 2 aparelhos de ar-condicionado de 60 mil BTUs. Nosso laboratório é dividido em 3 ambientes: uma sala de máquinas de aproximadamente 3x15 m², um espaço para estudantes, pós-doutorandos e reuniões, e uma sala para professores. Nosso cluster possui um conjunto de programas instalados com infraestrutura simulacional em diferentes tipos de metodologias teóricas. Utilizamos desde a teoria do funcional da densidade em softwares como VASP, SIESTA, QE, ABINIT, CP2K, ORCA, até cálculos de dinâmica molecular clássica com LAMMPS e GROMACS, cálculos de tight-binding com DFTB+ e cálculos usando machine learning com USPEX, entre outros.